UFPR realiza a 11ª Feira de Profissões de 30 de agosto a 1º de setembro

Com o slogan “Chegou a hora de Escolher seu Futuro”, a Universidade Federal do Paraná abre suas portas para receber a comunidade na 11ª edição da “UFPR: Cursos e Profissões. Uma feira de ideias para o seu futuro”, que ocorrerá do dia 30 de agosto a 1º de setembro, das 9 às 18 horas. A […]

publicado: 05/08/2013 09h05,
última modificação: 01/04/2022 15h58

A Feira será realizada no Centro de Eventos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Tem como público-alvo alunos do ensino médio e visa auxiliá-los em sua escolha profissional, por meio de atividades como: palestras com profissionais de diferentes áreas; estandes dos cursos de graduação com professores e alunos da Universidade a disposição, além da opção do Tour Guiado, em que o estudante poderá visitar as instalações do curso escolhido.

A UFPR: Cursos e Profissões é um evento gratuito e aberto a todos: estudantes e seus familiares, professores, profissionais de educação ou interessados em conhecer o que a Universidade Federal do Paraná oferece. A edição anterior da feira contou com mais de 50 mil visitantes. O evento tornou-se uma iniciativa de sucesso no aprofundamento das relações da UFPR com a comunidade externa, sobretudo com as escolas de ensino médio, colaborando com o ingresso mais consciente dos estudantes nos diversos cursos oferecidos pela Instituição, o que pode auxiliar na redução de evasões durante o período acadêmico.

Nos estandes é possível conversar com professores e alunos da UFPR sobre dúvidas específicas relacionadas aos cursos. Por meio dos esclarecimentos, o jovem tem a possibilidade de uma escolha profissional mais consciente. É importante destacar que este processo de decisão deve ainda considerar as aptidões e interesses pessoais, além do aconselhamento dado por familiares, educadores, psicólogos e orientadores.

Palestras: Atividade realizada por profissionais das diferentes áreas, visando tornar mais conhecidas as competências e habilidades da profissão e esclarecerem dúvidas dos futuros profissionais que ingressarão na Universidade. As palestras têm a duração de 50 minutos e são feitas em cinco salas específicas e no auditório. Não é necessário realizar inscrições prévias para participação.

Tour Guiado: Uma das atividades mais procuradas da UFPR: Feira de Cursos e Profissões é a visita guiada pelos campi da UFPR, com paradas em locais diferentes a cada roteiro. O Univetur é o resultado de uma parceria com curso de Turismo, que elabora os roteiros e acompanha os estudantes nas visitas. Ao conhecer os espaços da Universidade em Curitiba, o visitante saberá um pouco sobre a história da instituição, os serviços oferecidos e onde estão localizados os cursos ofertados. Com saídas nos três dias de Feira, a partir do campus do Setor de Educação Profissional e Tecnológico (SEPT), o tour tem uma duração de 2h30 e conta com uma visita ao curso agendado pelo site ou no momento da saída do ônibus, caso haja vaga. As vagas são limitadas em 44 lugares por ônibus próprios da UFPR sem custo para o visitante. As inscrições são feitas pelo site da feira, a partir do dia cinco de agosto. Para mais informações basta entrar em contato com a coordenação do evento pelos fones: 3360-5159 e 3360-5128 ou acesse o site da feira: http://www.feiradecursos.ufpr.br/tour.html.

Serviço:

Data: de 30 de agosto a 1º de setembro de 2013

Horário: das 9 às 18 horas

Local: Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (SEPT-UFPR). Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas

Por Flaécia Gomes, com orientação de Simone Meirelles.