ATENÇÃO: Beneficiários do per capita – prazo final para envio dos comprovantes – até 31/08/2021

publicado: 12/08/2021 16h04,
última modificação: 23/08/2023 10h03

AVISO DE INFORMAÇÃO DESATUALIZADA

A notícia abaixo foi publicada antes da última alteração de normativas e contém procedimentos que podem estar desatualizados. Recomendamos a verificação do conteúdo da nova publicação na notícia “Regularize o seu per capita“. Clique aqui para ser redirecionado.

Devido às alterações administrativas causadas pela pandemia do Covid-19 (Coronavírus), nesse ano de 2021, o prazo final para entrega dos comprovantes de pagamento do plano de saúde referente ao ano de 2020 foi adiado, excepcionalmente, até 31/08. 

Os servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que usufruem do benefício per capita (assistência de saúde suplementar) devem enviar os comprovantes de pagamento do plano de saúde contratado para a Unidade de Convênio e Saúde Suplementar (UCSS -CAISS/PROGEPE) até o último dia útil do mês de agosto para continuar recebendo o auxílio. A medida vale para servidores (ativos e inativos) e pensionistas. 

A UCSS solicita os comprovantes de pagamento referentes ao ano de 2020 e, para esse fim, considera boletos (que constem o titular do plano – que deve ser o(a) servidor(a), e devem discriminar os valores mensais pagos por beneficiário) e respectivos comprovantes ou autenticação bancária OU declaração da operadora ou administradora de benefícios (discriminando valores mensais pagos por beneficiário e atestando a quitação e constando a titularidade). 

Os servidores ativos devem enviar os comprovantes por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que deverá ser tramitado para a UCSS. Quem já tem processo de per capita, deve, preferencialmente, enviar os comprovantes pelo mesmo processo. No processo, deve constar nome completo do servidor, matrícula SIAPE e CPF. A documentação deve informar: identificação da operadora; titular do plano de saúde (deve ser o servidor); dependentes do plano de saúde (se houver); valor da despesa mensal paga por beneficiário; data do pagamento de cada despesa. A documentação será analisada e caso surjam inconsistências, a UCSS poderá solicitação documentação complementar. 

Os servidores aposentados e os pensionistas podem enviar os comprovantes por e-mail para ucss@ufpr.br.

Aqueles que, durante todo o ano de 2020, possuíram planos de saúde Unimed via Sinditest, Apufpr e Geap e estiverem sem pendências junto à operadora, não precisam enviar as comprovações, apenas comunicar caso tenha havido alteração no contrato. 

 

Per capita 

Servidores da UFPR titulares de planos de assistência de saúde suplementar registrados na Agência Nacional de Saúde (ANS) podem solicitar o benefício per capita por meio de processo eletrônico no SEI. O benefício também pode ser solicitado para dependentes inscritos no mesmo plano de saúde do titular. Caso o servidor tenha contratos diferentes para si e seus dependentes, deve entrar em contato com a UCSS para orientações. 

Para manter o benefício, é necessário apresentar anualmente, até o último dia de abril, as comprovações de despesas mensais do plano. Aqueles que não apresentarem a documentação adequada terão o benefício suspenso até a regularização. 

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, é possível acessar o site da UCSS  (https://progepe.ufpr.br/progepe/coordenadoria-de-atencao-integral-a-saude-do-servidor/unidade-de-convenio-e-saude-suplementar/) ou pelo e-mail ucss@ufpr.br.