Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2021

publicado: 18/10/2021 06h01,
última modificação: 31/03/2022 15h00

Os servidores docentes e técnico-administrativos da UFPR já podem acessar a pesquisa de Autoavaliação Institucional 2021, que ficará no ar até o dia 07/11/2021.

A participação dos servidores é voluntária. As informações de acesso são codificadas e os dados coletados são anônimos.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela condução da pesquisa e reforça a importância da participação do público para o autoconhecimento, planejamento e desenvolvimento institucional, com foco na melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para responder ao questionário, clique aqui.

Sobre a Autoavaliação Institucional

A Autoavaliação Institucional é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), composto também pelas avaliações externas in loco da instituição e dos cursos de graduação e pelo ENADE (avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes).

O conjunto dessas avaliações visa garantir o padrão de qualidade da educação superior e o resultado é utilizado nos atos de recredenciamento da instituição e de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.

O SINAES indica dez dimensões a serem consideradas na avaliação das Instituições de Educação Superior, contempladas em cinco eixos no instrumento de avaliação externa (Nota Técnica n.º 14/2014 – CGACGIES/DAES/INEP/MEC).

Na elaboração do questionário avaliativo, a CPA apoia-se nessas dimensões e faz o alinhamento delas a outras dimensões que tratam das especificidades institucionais, para melhor identificar as fragilidades e as potencialidades da UFPR.

A avaliação é trienal (Nota Técnica n.º 65/2014 – INEP/DAES/CONAES) e considera que os dois primeiros anos devem contemplar informações a serem elegidas pela instituição em relatórios parciais, e o último ano deve contemplar, além de um histórico comparativo, o Planejamento de Ações em face dos resultados obtidos no triênio.

Visando adequar-se a esta concepção trienal de avaliação, a partir de 2021 (o primeiro ano do ciclo avaliativo do triênio 2021-2023), a CPA deliberou por dividir as dimensões em três partes, uma para cada ano avaliativo. Esta decisão baseou-se, sobretudo, no cuidado em aprofundar os temas sem deixar o instrumento muito extenso e cansativo para o respondente.

Desta forma, neste ano, os servidores responderão sobre: Planejamento e Avaliação, Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional, e Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, além das percepções do trabalho remoto, da pesquisa de satisfação e da avaliação do próprio instrumento.

Cabe lembrar que o questionário destinado aos servidores lotados no CHC é voltado à realidade deste público, com questões que tratam das condições e políticas pertinentes, de forma que a sua concepção compreende a inserção das diretrizes do SINAES, mas também privilegia as demandas do Complexo.

Participe! Ajude no aprimoramento da nossa instituição.

Dúvidas ou mais informações:

Secretaria Executiva de Avaliação Institucional
seai@ufpr.br / cpa@ufpr.br