Seção de Serviço Social em Saúde

APRESENTAÇÃO

A Seção de Serviço Social em Saúde, vinculada à Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor é responsável em realizar assistência através de acolhimentos às questões de saúde dos servidores da UFPR. Apóia a perícia em matéria de Serviço Social e é unidade de referência para servidores com deficiência e/ou que possuam dependentes com deficiência.

A equipe é composta exclusivamente por assistentes sociais, a qual, dentro da perspectiva de prestação de serviços à saúde do servidor, busca a valorização do indivíduo para uma relação saudável no ambiente de trabalho. Adota uma postura proativa ao absenteísmo, focando nas suas causas.

Realiza acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos referentes ao adoecimento físico e mental no/do desempenho laboral, situações de assédio moral, óbito de servidores, bem como nas demais expressões da questão social que vem fragilizando as relações no mundo do trabalho.

Outra demanda refere-se às visitas técnicas de recadastramento de aposentados e pensionistas em atendimento as normas e diretrizes estabelecidas pela Portaria Nº363, de 28 de novembro de 2016.

Compõe-se também de apoio profissional em matéria de Serviço Social à Perícia Médica da PROGEPE, nas mais diversas situações de saúde, tais como: Aposentadoria por invalidez; remoção por motivo de saúde; licença por motivo de doença em pessoa da família; solicitação de horário especial para servidor com deficiência ou que possuam dependente com deficiência; solicitação de reversão de aposentadoria por invalidez; servidores em licença para tratamento da própria saúde; avaliação de servidor com deficiência para identificação e classificação do grau da deficiência/impedimento em atendimento a lei complementar 142/2013; situações de violência e servidores em uso prejudicial de álcool e outras drogas com comorbidades associadas ou não, entre outras.

ATRIBUIÇÕES:

I – Entrevistas e acolhimento;

ll – Escuta qualificada;

III – Encaminhamentos para rede interna e externa de saúde;

IV – Orientações e encaminhamentos para recursos internos e externos da rede pública;

V – Orientação sobre legislação social e de saúde;

VI – Orientações sobre regras/normas da Perícia Médica;

VII – Avaliação e emissão de relatório/parecer social para subsídio de decisões periciais;

VIII – Visita domiciliar e/ou institucional;

IX – Acompanhamento e apoio ao servidor atendido;