Semana do Servidor oferece serviços à comunidade universitária

30 de outubro de 2014 Semana do Servidor oferece serviços à comunidade universitária Por Sonia Loyola Trazendo reflexões sobre o tema da sustentabilidade, iniciou oficialmente na tarde de quarta-feira (29), a 19ª edição da “Semana do Servidor”. A novidade para este ano se deve ao fato do evento viabilizar vários serviços de utilidade aos […]

publicado: 30/10/2014 15h23,
última modificação: 01/04/2022 15h59

30 de outubro de 2014

Semana do Servidor oferece serviços à comunidade universitária

Por Sonia Loyola

Semana do Servidor - Foto: Leonardo Bettinelli

Trazendo reflexões sobre o tema da sustentabilidade, iniciou oficialmente na tarde de quarta-feira (29), a 19ª edição da “Semana do Servidor”. A novidade para este ano se deve ao fato do evento viabilizar vários serviços de utilidade aos servidores.Para buscar esses serviços a comunidade universitária pode se dirigir a Tenda (um dos locais definidos para o evento), localizada no pátio da Reitoria. Lá estão vários estandes como o de Núcleo Jurídico, vinculado ao Setor de Ciências Jurídicas é também fruto do projeto de extensão “Assessoria Jurídica e Direitos Humanos”. O núcleo atende apenas nesta quinta-feira (30), dispondo de 40 alunos divididos em turnos para garantir a atividade. A finalidade da iniciativa é esclarecer dúvidas sobre questões jurídicas em geral e das relações dos servidores com a universidade.

Facilidade – “Além desse atendimento ser de grande utilidade, a intenção em trazê-lo para a semana é facilitar o acesso dos interessados”, explicou o professor Roberto Del Claro, do Núcleo de Práticas Jurídicas. Opinião compartilhada com o aluno do 5º ano Roberto Rezende Amaral, “Direito Administrativo é uma área nova para nós e podemos exercitá-la durante o evento”, complementou.

Outubro Rosa – Esclarecimento e conscientização são igualmente os focos do estande “Outubro Rosa”, do Hospital de Clínicas. “A preocupação deste trabalho é a saúde das servidoras”, disse a enfermeira do HC Sandra Maria Schefer Cardoso. “É muito importante a divulgação dos serviços voltados à área da Saúde e, no caso da Semana do Servidor, trazer a campanha para dentro da UFPR”, refletiram as enfermeiras residentes Sheila das Neves e Stefanie Koch da Rocha.

Glicemia – Na Tenda as pessoas podem aferir seus índices de Glicemia, “melhor é estar em jejum”, ressaltou a representante do Laboratório conveniado com a Geap, PR Análise, Luiza Carla Wehner. “Conscientizando Doares de Sangue e de Medula Óssea” é outro projeto de extensão presente na semana. “O trabalho aqui é de conscientização para a doação de Medula Óssea”, destacou a farmacêutica do Laboratório de Imunogenética, Suelen Camargo Zech. Segundo ela, a ideia de reunir vários serviços num só local garante a acessibilidade de grande parte dos servidores, professores e alunos.

Saúde no Trabalho – Adeli Regina Prizybicien de Medeiros, enfermeira do Serviço de Epidemiologia do HC, explicou que a presença da unidade naquele espaço visa a promoção e prevenção da saúde do trabalhador. Concordando com ela, Simey Ariane de Oliveira, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, divide o estande prestando informações. Adeli enumerou algumas patologias vinculadas ao trabalho: Doenças Osteomusculares; Dermatoses Ocupacionais; Transtorno Mental relacionado ao trabalho; acidentes com materiais biológicos e outros. “O Serviço de Epidemiologia visa ainda a captação e notificação de doenças, agravos e eventos (violência e assédio moral) de Saúde Pública – Saúde do Trabalhador. A “19ª Semana do Servidor” é uma promoção da UFPR em parceria com vários setores e pró-reitorias. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site progepe.ufpr.br