PROGRAD e PROGEPE lançam agenda de cursos para capacitar docentes e técnicos da UFPR

No próximo dia 18, iniciarão as inscrições para alguns dos cursos de capacitação previstos para 2016 voltados aos servidores da UFPR e realizados, em parceria, pela Coordenação de Políticas de Integração de Educação a Distância (CIPEAD/PROGRAD) e Unidade de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoas (UCAP/PROGEPE). As inscrições acontecem até dia 02 de maio pelo link […]

publicado: 15/04/2016 16h57,
última modificação: 01/04/2022 15h59

As inscrições acontecem até dia 02 de maio pelo link http://bit.ly/1p0SFjR, e os servidores lotados em todos os campi da UFPR poderão participar dos cursos na modalidade EaD. Os cursos, a distância e semi-presenciais, serão de: Formação de docentes para educação híbrida; Formação em educação a distância; Práticas Educacionais Abertas; Moodle na prática docente; Moodle na prática tutorial; Produção audiovisual para EaD e Recursos para conferência web – webconferência, videoconferência e transmissão streaming. Confira o quadro com todas as informações.
cartazdivulgacao-01
Essa ação conjunta coaduna com o primeiro artigo da Resolução Nº 24/06 – COPLAD: “Instituir na Universidade Federal do Paraná (UFPR) política de capacitação, qualificação e valorização de pessoas, com o objetivo de integrar e desenvolver o servidor técnico-administrativo em educação para o exercício pleno de suas funções e de sua cidadania e para a valorização da função pública”.

Marineli Meier, coordenadora da CIPEAD, comenta que as tecnologias de informação e comunicação são presentes e determinantes na educação superior seja presencial ou a distância. “Há menção da NMC (New Media Consortium) Horizon Report Educação Superior, 2015 e 2016) das tecnologias emergentes que assumem a realidade da educação e entre os desafios está a aproximação dos docentes e estudantes dessas tecnologias. Assim os cursos propostos pela CIPEAD em parceria com a UCAP são relevantes”, afirma.

Para o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Mário Francisco Xavier de Aguiar, a agenda de cursos, fruto da parceria entre UCAP e CIPEAD, demonstra o fortalecimento da cooperação entre as unidades em prol da capacitação permanente dos servidores da UFPR.